Pular para o conteúdo principal

Um sonho

A Contadora de Histórias entrou em uma grande sala com estantes por todos os lados. Nelas livros de todas as cores e tamanhos ocupavam cada centímetro da biblioteca.
Apesar de fazer muito tempo ela se lembrava do lugar, fora ali que folheara os primeiros livros, fora naquela sala com cheiro de papel e madeira que sua trajetória começara. Na verdade era o único lugar da velha escola do qual sentia saudades.
Em um canto, sentada com as pernas cruzadas no chão como os índios faziam havia uma menina. Usava uniforme, uma blusa branca com bordas azuis e uma saia de pregas que parecia incomodar-lhe. Os cabelos eram grossos e cheios, um pouco despenteados, cor de chocolate. Era rechonchuda, a pele muito branca, mas as maçãs do rosto tinham um leve tom rosado. Os olhos atentos eram castanho-escuros com um brilho tímido ao fundo e emoldurados por óculos de aros transparentes. Iam e vinham de uma linha para outra, rápidos, devorando as palavras. Quando a contadora de histórias olhou atentamente reconheceu a menina. Fazia muito tempo que elas não se encontravam. Aproximou-se com cuidado para não assustá-la, mas isso não era necessário, a garotinha sentada no chão não prestava atenção a mais nada quando lia e, além disso, não se assustava facilmente.
"_ Olá", disse a Contadora.
"_Oi", respondeu a Menina.
"_Você está aqui faz tempo?"
"_ Não, venho quando o recreio começa e só fico até acabar , quando o sinal bate volto para a classe"
"_ Por que não está brincando com as outras crianças?"
"_ Elas não brincam comigo"
"_ Ah!" (a contadora havia esquecido desse detalhe);
"_ O que você está lendo?"
"_ Reinações de Narizinho; é grande, mas, eu gosto de livros grandes"
"_ Eu me lembro desse livro, foi o primeiro com mais de cem páginas que li"
"_ É o meu primeiro também"
"_ Você não se incomoda em ficar aqui, sozinha?"
"_ No começo me incomodava, agora me acostumei e até gosto. Além do mais, aqui ninguém implica comigo, eles não gostam muito da biblioteca"
"_ Por que implicam com você?"
"_ Não sei, acho que sou diferente da maioria, sabe como é, não gosto das mesmas coisas"
" _ Como o que, por exemplo?"
"_ A Xuxa, não gosto da Xuxa. Gostava da Turma do Balão Mágico. Também não gosto de algumas coisas que dizem para outros alunos da sala. Fazem brincadeiras sem graça, alguns até choram"
"_ Já fizeram você chorar?"
"_ Não, eu nunca choro, pelo menos não aqui"
"_ Ah!" ( a contadora se esquecera desse outro detalhe)
"_ Gostei das suas unhas, são bonitas"
"_ Obrigada, vermelho é a minha cor preferida"
"_ A minha também, eu até tento pintar as minhas, olha! Mas sempre fica torto..."
" _ Quando eu tinha sua idade as minhas ficavam exatamente do mesmo jeito"
"_ Com quem você aprendeu a pintar as unhas então?"
"_ Eu não aprendi, não sou eu quem as pinto, vou em uma manicure"
" _ Quando eu crescer também vou em uma!"
"_ Pode apostar que sim..."
"_ Acho que eu te conheço de algum lugar"
"_ É, acho que sim"
"_ Mas não me lembro de onde"
"_ Não faz mal, na verdade não nos vemos já faz bastante tempo, não me admira você não se lembrar"
"_ Quando nos vimos antes?"
"_ Há muito, muito tempo atrás, não gosto muito de vir aqui"
"_ Por quê?"
"_ Deus do céu, tinha me esquecido de como você é curiosa!"
"_ Todo mundo diz isso... Então, por quê?"
"_ E persistente..."
"- Ainda não sei o que essa palavra quer dizer..."
"_ Que você não desiste fácil das coisas"
"_ É, também já me disseram isso..., não vai me responder?"
"_ Não gosto desse lugar, a não ser pela biblioteca"
"_ Olha só, eu também não!"
"_ Não se preocupe, mais uns poucos anos e vai ir para outra escola"
"_ Lá vou ter amigos?"
"_ Amigas. As melhores"
"_ Os outros ainda vão implicar comigo?"
"_ Vão, mas você não se importará, não vai mais estar sozinha e a opinião de outras pessoas não vai mais te afetar. No começo vai ser um pouco estranho, mesmo não gostando daqui vai sentir falta do que já conhecia e sabia lidar. Depois de algumas semanas vai conhecer duas meninas, uma branquinha assim como você, a outra morena como jambo. Sabe o que é jambo?"
" _Sei, li no dicionário. Às vezes eu leio dicionários"
"_ Então continue, vai ser muito útil"
"_ E aí, as meninas, vão ser minhas amigas por muito tempo?"
"_ Pela vida inteira"
"_ Como nos livros?"
"_ Como nos livros"
"_ Como você sabe tanta coisa?"
"_ Eu leio muito"
"_ Ah... Escuta, em um dos livros que eu li a princesa da história conhecia um príncipe e eles se casavam e viviam felizes para sempre. Todas as meninas têm que se casar e viverem felizes para sempre?"
"_ Não, nem todas..."
"_ Hum... E por acaso eu um dia vou encontrar um príncipe assim como o das histórias?"
"_ Não, não como o das histórias. Você vai se encantar algumas vezes e em uma delas vai ter quase certeza de que achou seu príncipe, mas, alguns príncipes são um pouco mimados e egoístas, uma menina como você não vai se dar muito bem com esse tipo de rapaz. Já ouviu falar em um livro chamado Zorro?"
"_ Não, ainda não."
"_ Então quando puder procure por ele, é com um rapaz como o dessa história que você vai se casar"
"_ Eu vou me casar?"
"_ Vai, porque, não quer?"
"_ Ainda não sei, meninos às vezes são chatos, os daqui sempre chutam minha canela e não me deixam fazer as mesmas coisas que eles"
"_ Tenho certeza que isso não é problema pra você"
"_ Não, não é não... Eu sei subir em árvores, sabia?"
"_Sabia"
"_ E sei pular muro, correr mais que todo mundo, roubar limão do pé da casa das freiras e sempre sou a última a sair da queimada"
"_ É, eu sei"
"_ Você sabe um monte de coisas né?"
"_Sei, um monte"
" _E quem te ensinou?"
"_ Você..."

Comentários

Alice disse…
Que raiva... Vc sempre me faz chorar... Eu odeio isso... Mas te amo!!!
Bjuss

Postagens mais visitadas deste blog

A fada Sabrina

Era uma vez uma menina que acreditava em contos de fadas. Ela acreditava que todas as meninas eram princesas e que os príncipes eram homens valentes e destemidos, que salvavam as donzelas em perigo e assim os dois viveriam felizes para sempre. Em sua cabeça, ela era uma princesa, no entanto, foi batizada com nome de fada: Sabrina. O tempo passou e a menina cresceu. Vaidosa e delicada enfeitava-se com pedras brilhantes e cores da moda, os olhos castanhos sempre maquiados, os cabelos ruivos parecendo fogo brando emoldurando o rosto de aparência sempre jovem e com sardas, a princípio renegadas, mas que aumentavam sua beleza. Beijou alguns sapos na esperança de que eles se transformassem em lindos homens, mas, contrariando as histórias, na vida real sapos são sempre sapos. Um dia a princesa com nome de fada conheceu a contadora de histórias, jamais duas pessoas foram tão diferentes. A contadora de histórias já havia conhecido algumas princesas e ela não se parecia com uma. Lembrava mais um

A Negociação

Eles estavam sentados em uma mesa no canto mais reservado do estabelecimento. O lugar era um bar simples  mas limpo, pouca iluminação, apenas o suficiente para enxergar o rosto de alguém que se sentasse perto. Claro que eles não estavam perto demais. Ela usava um vestido de linho branco um pouco acima do joelho; elegante e discreto para a ocasião. A cor neutra da roupa contrastava com o vermelho escuro dos cabelos.  Ele usava terno e gravata, mostrando que era um homem de negócios.  _Você é menos assustador do que eu imaginava. A Ruiva realmente esperava alguém mais sombrio do que aquele homem de cabelos negros e olhos acinzentados.  _ Você é mais bonita do que eu me lembrava. -  Ele sabia quem ela era, mas, realmente andava tão ocupado com os negócios que, às vezes, deixava passar alguns detalhes.  _ Mas, eu preferia seu cabelo na cor natural. Castanho não é? A raiz já está aparecendo - disse O Homem e em seguida se arrependeu. Apesar das circunstâncias não era educado de s

O encanto de Dirty Dancing

Tenho 31 anos e quando assisti ao filme Dirty Dancing pela primeira vez deveria ter uns 13 ou 14. Na cena final, a clássica cena de dança, voltei a fita (é, naquela época era fita) umas 15 vezes em apenas uma noite. A partir daquele momento o estrago estava feito e pode ser resumido em alguns tópicos: 1º Eu estava irremediavelmente apaixonada pelo Patrick Swayze (tanto que no dia em que ele morreu usei preto e recebi inúmeros e-mails de amigos que sabiam de meu amor platônico); 2º Todas as vezes em que eu via algum canal reprisando o filme, parava como que hipnotizada na frente da TV e só saía após a cena final (a da dança, claro); 3º Não contabilizei ao certo mas, nesses quase vinte anos que se passaram desde a primeira vez que assisti à película, já vi a última cena mais de 300 vezes; 4º Ele foi, é e, possivelmente, continuará sendo o meu filme favorito, de todos os tempos. 5º Tenho todas as edições comemorativas, com cenas extras, deletadas, testes dos atores e tudo o mais que tenho